Acontece na vida de todos nós:
queremos o melhor para os nossos,
mas nem sempre podemos dar o nosso melhor;
amamos e, às vezes, precisamos que alguém demonstre esse amor por nós.
Neste espaço vamos trocar ideias sobre cuidados especiais - com idosos, enfermos, recém nascidos,
pacientes pós cirúrgicos, pessoas com deficiência, pacientes terminais, portadores de demência,
grávidas de alto risco...
Pois cuidar do outro é, antes de tudo,
a arte de exercer carinho e boa vontade.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

8 FILMES SOBRE ALZHEIMER QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR

As vezes os filmes representam papéis diferentes na vida de cada um. E os dramas, com certeza, são aqueles que mais nos marcam. Eles nos humanizam e aproximam da realidade das pessoas de uma forma quase fraternal. Por isso, se você é um apreciador de filmes que te emocionam, aconselho que assista a esses filmes sobre Alzheimer que vão mudar a sua forma de enxergar o mundo e a doença.


8 – The Alzheimer’s Project (2009)


The Alzheimer’s Project é uma série da HBO composta por 4 documentários. As histórias mostram desde a rotina de quem vive com a doença até seus avanços científicos. O filme, produzido nos EUA, contou com o apoio do National Institute on Aging (Instituto Nacional do Envelhecimento), instituição que ficou encarregada de garantir que as informações transmitidas eram sempre verdadeiras.
O primeiro documentário é o The memory loss tapes (As fitas da memória perdida), que revela a história de sete pessoas que vivem com a doença, cada uma em um estágio, e a forma como elas lidam com suas limitações.
O segundo, Grandpa, do you know who I am? (Vô, você sabe quem eu sou?), conta o cotidiano de nove crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, que convivem com avós que sofrem do transtorno.
O terceiro,  Momentum in science (Avanços da ciência), dividido em duas partes, que mostra o trabalho de 25 cientistas e médicos que pesquisam as chances de melhorar a identificação e o diagnóstico do Alzheimer.
Por fim,Caregivers (Profissionais da saúde), aborda o trabalho das pessoas que cuidam dos doentes de Alzheimer.

7- Iris (2001)



Iris narra a história de amor entre a talentosa novelista e filósofa, Iris Murdoch (Kate Winslet/Judi Dench)  e seu marido, John Bayley (Hugh Bonneville/ Jim Broadbent), que era professor em Oxford.
A trama se passa em duas épocas distintas, mostrando desde o momento em que o casal se conheceu na juventude, até  as dificuldades que enfrentam na velhice, quando Iris se descobre com mal de Alzheimer.

6-  A vida em post-it  (2012)


a-vida-em-post-it

Este documentário da BBC aborda não só os sintomas e evolução da doença, mas também as questões éticas e morais que envolvem seus paciente, familiares e cuidadores. A personagem principal é Christine, uma doente de Alzheimer que vive sozinha e  não quer companhia. O documentário narra o início da sua doença, registando sua luta para conseguir cumprir de forma normal as atividades do dia a dia. Para isso, Christine recorre a extensas agendas, quadros de notas e incontáveis post-its, uma forma de compensar sua perda de memória recente.


5- Meu pai, um estranho (1970) 

max1376792612-frontback-cover

Em Meu pai, um estranho, o  jovem protagonista Gene Hackman, interpreta Gene Garrison, que se vê diante de um dilema moral e familiar. Ele pretende se casar e mudar para a Califórnia, mas nas vésperas de seu casamento, a morte de sua mãe o obriga a cuidar de seu pai, que está diagnosticado com Alzheimer.





4- Aurora Boreal (2005) 

aurora-boreal
Aurora Boreal é aquele tipo de filme em que você não consegue segurar as lagrimas. Com uma trama complicada que aborda  a relação de um neto com seus avós, o filme apresenta a história de um rapaz instável de 25 anos que não consegue se fixar em um emprego. Seu avô está desenvolvendo Alzheimer rapidamente e, para ficar perto de sua família – após a morte de seus pais – o jovem começa a trabalhar na instituição onde os avós estão vivendo.


3- Amor (2012)

amor
Amor narra a delicada história de um casal de aposentados que costumava dar aulas de música. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do seu corpo totalmente paralisado. O quadro piora cada vez mais quando Anne começa a desenvolver uma demência.  Sua única filha, que também é musicista, vive em outro país com sua família, e os idosos se vêem  enfrentando diversos obstáculos que a vida os impõe, inclusive testando o amor entre eles.



2- Para sempre Alice  (2014)


Para-sempre-Alice


Com mais de 30 prêmios por sua atuação em Para Sempre Alice, Julianne Moore interpreta a Dra. Alice Howland, uma renomada professora de linguística que aos poucos começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Quando diagnosticada com Alzheimer, a doença coloca em prova a força de sua família e sua relação com o marido, John (Alec Baldwin). Além de reaproximá-la da filha caçula, Lydia, interpretada pela atriz Kristen Stewart.






1- Diário de uma Paixão (2004)

diario-de-uma-paixão-certo










Baseado no livro homônimo de Nicholas Sparks, Diário de uma Paixão, o filme narra a emocionante história de um homem que todos os dias visita uma senhora que possui sérios problemas de saúde, incluíndo uma demência. Durante as visitas, o homem lê para a senhora um capítulo de uma linda história de amor. Esse estímulo faz com que ela consiga redescobrir o prazer das emoções, conseguindo até mesmo relembrar histórias da sua própria juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre este assunto, ela é muito bem vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...