Acontece na vida de todos nós:
queremos o melhor para os nossos,
mas nem sempre podemos dar o nosso melhor;
amamos e, às vezes, precisamos que alguém demonstre esse amor por nós.
Neste espaço vamos trocar ideias sobre cuidados especiais - com idosos, enfermos, recém nascidos,
pacientes pós cirúrgicos, pessoas com deficiência, pacientes terminais, portadores de demência,
grávidas de alto risco...
Pois cuidar do outro é, antes de tudo,
a arte de exercer carinho e boa vontade.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

25 Dicas saudáveis para cuidadores


Cuidadores desempenham um papel fundamental, portanto é muito importante que estejam saudáveis – fisica, mental e emocionalmente. 
A instituição americana The Caregiver Partnership elaborou estas sugestões para que você cuide de si mesmo, o que é essencial para que você possa cuidar de alguém. 
São dicas para serem aplicadas semanalmente.

1.       Comece sua semana nos trilhos corretos. Determine como você vai lidar com as suas tarefas de cuidador, dividindo cada dia em ‘seções’: o que absolutamente deve ser feito agora; o que pode esperar; o que pode ser feito por outra pessoa; e o que realmente não precisa ser feito.

2.       Proteja-se com conhecimento. Aprender o que puder sobre a condição que afeta o seu paciente, ajudará você a antecipar-se, compreender, e estar pronto para enfrentar mudanças físicas e emocionais.

3.       Peça ajuda. Todo mundo precisa de um pequeno suporte às vezes. Deixe claro para os membros da família que você pode precisar de alguma ajuda.

4.       Mantenha contato. Reserve uma hora a cada segunda-feira, por exemplo, para estar em contato com amigos e família. Só pra dizer olá e atualizar o papo via telefone, email ou Facebook.
5.       Faça sonecas. Um soninho de gato pode fazer maravilhas. Os padrões de sono podem ser modificados quando você cuida de um idoso, então reavive suas energias com uma soneca – ou simplesmente fechar os olhos e relaxar – durante o dia quando você puder.
6.       Traga qualidade para o seu tempo. Sente-se com a pessoa que você cuida e olhem um álbum de fotografias, leia ou simplesmente falem sobre os bons tempos. Estes momentos despreocupados podem ser relaxantes  e recompensadores para ambos.
7.       Dê um ‘tapinha’ nas suas costas. Dê a você o crédito que você merece. Termine o dia lembrando a você mesmo que você fez tudo que podia pelo seu paciente e que você poderá fazer mais e melhor amanhã.
8.       Mova-se.  Exercícios ajudam a recarregar as baterias da mente e dos músculos, então faça algum exercício por você e por quem você cuida. Coloque exercícios diários na sua agenda. Mesmo meia hora de atividade ajuda.
9.       Descubra o ponto de equilíbrio. Pode ser difícil balancear as suas necessidades com as atividades de cuidador, mas coloque em mente que sua própria saúde e bem estar farão de você um cuidador melhor. Pense em maneiras de colocar sua saúde como prioridade nesta semana.
10.   Faça o re-estoque na Segunda. Cheque as medicações e vitaminas para começar a semana. Veja se não será preciso obter novas prescrições do médico.
11.   Tenha check-ups regulares. Ainda que pareça que você não tem tempo para estar com o seu médico ou dentista, faça o melhor que puder para checar sua saúde. O melhor é prevenir problemas de saúde. Se você não faz isso há algum tempo, marque uma consulta nesta segunda-feira.
12.   Mantenha a risada na sua vida. Tenha o seu “meu-tempo” assistindo a uma comédia, ou lendo um livro engraçado. Assista a alguma coisa engraçada na TV. Ria com um amigo.
13.   Faça de um hobby um hábito. Gosta de tricotar, cozinhar, andar de bicicleta ou tocar um instrumento? Coloque sua atividade favorita na sua agenda “meu-tempo” para ajudar a recarregar as energias e estar de bom humor.
14.   Faça uma aventura vegetariana. Frutas e vegetais são deliciosos e saudáveis, então coloque-os como petiscos na sua dieta. Eles fornecem nutrientes essenciais e são fundamentais para você e para quem você cuida.
15.   Aprenda a dizer ‘pausa’. O constante trabalho de cuidar pode levar você a sentir-se esgotado, então ouça as pistas que o seu corpo dá. Se você está se sentindo faminto, irritado, cansado ou isolado, tome o tempo necessário para recuperar o seu bem estar. Considere a possibilidade de agendar um “meu-tempo” nesta segunda-feira como rejuvenescimento semanal.
16.   Use os recursos do descanso. Cuidar de alguém que precisa de constante atenção é um trabalho duro, então procure alguém que possa te ajudar  nesta semana, ou usufrua a sua folga semanal, fazendo algo bom para você.
17.   Encontre tempo para fazer as coisas que você gosta. Faça um mimo para você, como almoçar com um amigo, um corte de cabelo, manicure, massagem ou um cinema. Apenas uma ou duas horas de prazer podem fazer você se sentir bem e reduzir o stress.
18.   Faça agora, mastigue depois.  Quando você tiver tempo, facilite o preparo das refeições cozinhando porções extras e congelando algumas para mais tarde. Pegue o tempo que você ganhará não cozinhando e relaxe com a sua refeição, ouvindo a sua música preferida e uma taça de vinho.
19.   Mantenha um diário. Comece sua semana escrevendo seus pensamentos em um diário. Use esse espaço para reconhecer  seus sentimentos e para planejar suas atividades pessoais e de cuidador. Use a segunda-feira para fazer um retrospecto da semana passada, faça mudanças e confirme o quanto trabalhoso é o seu dia a dia.
20.   Use a tecnologia. Aprenda a usar a internet para estar conectado. Existem inúmeras fontes de ajuda para cuidadores, incluindo fóruns e comunidades no Facebook , Orkut e Twitter. Estar logado na web pode ajudar a obter um conselho ou um suporte que você precise, então comece a pesquisar esta semana.
21.   Reafirme o compromisso de tomar conta de você. Quando você perceber que está quebrando a promessa de preocupar-se com a sua saúde, renove o seu compromisso. Use cada e toda segunda-feira para focar nos seus objetivos de manter o momento que você precisa para fazer uma real mudança.
22.   Perca peso devagar e sempre. Estar acima do peso pode afetar vários aspectos da sua saúde. Cheque seu peso nesta segunda-feira. Se você precisa perder uns quilos, faça-o devagar. Um dieta saudável e sustentável pode ajudar a perder até um quilo por semana.
23.   Seja bom com seu coração. Não existem sintomas visíveis do colesterol alto, que podem levar a um ataque do coração, então – saiba seus números. Marque uma consulta com seu médico para checar seus níveis de colesterol nesta segunda-feira.
24.   Faça suas próprias manchetes. Esta semana, escreva suas atividades saudáveis na sua agenda. E então olhe para a segunda-feira passada, veja tudo que você realizou e determine novos objetivos para a próxima semana.
25.   Tenha um encontro semanal. Comece a semana com um pouco de divertimento. Pegue uma atividade que você goste e encontre um grupo, ou um clube com o qual você possa partilhar interesses. Ou simplesmente conversar com um outro cuidador, tomando um chá ou café, pode ser relaxante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre este assunto, ela é muito bem vinda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...